12 de fevereiro de 2010

ELEIÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES: UMA SURPRESA "ESPERADA"

Parece que aquelas "bombas" que existem em Serra Redonda desde as eleições municipais de 2004 ainda não pararam de estourar. Muito embora, o clima político local esteja temporariamente calmo em relação ao de alguns anos atrás, ainda é notória a presença de uma "caixinha de surpresas" no meio político. Ainda estou admirado com o resultado da eleição da Mesa Diretora (2º Biênio - 2011/2012) da Câmara de Vereadores de Serra Redonda que foi realizada ontem (11/02) à noite. Admirado porque diante das circunstâncias e do que considerava óbvio, já dava como certa a reeleição do atual Presidente Vereador Tarcizo Andrade.
Ora, Tarcizo foi eleito por 6 votos na primeira eleição, dos vereadores que até então formavam a bancada da oposição (o Grupo dos 6 - G-6) e que, no mínimo por "fidelidade partidária", elegeriam novamente (e unidos) algum dentre eles. Porém, não foi o que ocorreu. O Vereador Olinto, um dos 6 da oposição foi eleito e pasmem, com os votos dos três vereadores do PSDB que compõem a bancada de sustentação do Prefeito Marcelo Andrade e do Vereador Melquisedeque que partidariamente também é do G-6. O voto é secreto, mas a lógica é essa.
Algumas pessoas já me diziam que Olinto apoiava o Prefeito, entretanto, tratava a notícia como um simples boato, porque sempre notava o mesmo junto a Ronaldo Freire, que por sua vez, era o líder do G-6. Agora vejo que não era boato. Era realidade! Vejo também que não era apenas eu que pensava assim. Houve muita gente enganada na estória, que fecharam os olhos diante de uma realidade tão perceptível e vinheram notar pouco tempo antes da eleição.
Olinto que até então era um simples figurante na cena, passou a ser um grande protagonista e mudou todo o clímax da Novela. Não falo aqui em desfecho, porque esse não está perto de ocorrer. A partir de agora tudo vai ser diferente...
Ronaldo que contava com o apoio de 6 vereadores a seus candidatos nessa eleição, não poderá contar mais. O G-6 rachou. O Prefeito virou o jogo e como marinheiro de primeira viagem, também se saiu como um bom jogador. Está quase com a maioria na Casa Luiz Biu Pinheiro. Acredito que se ele continuar nesse ritmo, ainda esse ano consegue esse "prodígio".
Não fiquem surpresos se na próxima eleição o(a) vice-prefeito(a) de Marcelo seja Olinto ou até mesmo, sua irmã, a médica Dra. Eliane. Densidade política a partir de janeiro de 2011 ele terá para isso, afinal, terá em suas mãos o segundo Poder Municipal, o Legislativo. Por enquanto, só existe um obstáculo chamado Fidelidade Partidária.
Não duvido mais em ver a ex-prefeita e o atual compartilhando o mesmo palanque futuramente.
Não posso esquecer, que nesse muído todo, duas pessoas que estão na platéia devem ter vibrados: A ex-prefeita Linda e seu esposo Nivaldo, que viram seus antigos aliados e atualmente rivais, saindo de cena. E agora sabem que só resta aguardar, que em 2012 haverá o retorno dos atuais rivais.
Por fim, resta lembrar que Dorgival Pereira Lopes continua sendo o único Presidente do Poder Legislativo de Serra Redonda que conseguiu se reeleger e que Tarcizo ainda não conseguiu cumprir a Missão dada por Dorgival na "entrega das chaves": concluir a obra do Prédio da Câmara de Vereadores, que aliás, ficou faltando tão pouco. Talvez essa tarefa fique para Olinto. Aguardemos!
CONCLUSÃO: Em política tudo é possível, principalmente quando se trata de Serra Redonda, onde os interesses individuais prevalecem sob os coletivos.

Nenhum comentário: