7 de dezembro de 2009

LUTAR POR MAIS DEMOCRACIA

Uma proposta muito interessante foi deixada no nosso mural de recados, por Ramon, no dia 05/11/2009: "lutar por mais democracia juntos, para essa população tão sofrida e sem esclarecimento algum". Não importa a forma como foi escrita a palava no mural, pois o sentido é claro e acredito que esse Portal visa levar esclarecimentos ao povo de Serra Redonda, promovendo de maneira direta a Democracia. Ora, o que é Democracia, senão o poder de cada cidadão expor opiniões e tomar decisões acerca da política.
A nossa Constituição Federal de 1988 deu um importante passo ao estabelecer que o Brasil é um Estado DEMOCRÁTICO de Direito, o que gerou vários outros direitos e objetivos, como a construção de uma socidade livre, justa e solidária, pela promoção do bem comum, pelo combate ao preconceito e ao racismo e principalmente pelo pluralismo político e liberdade de expressão. É por essa razão, que esse Portal já ultrapassa seu 1º ano de existência: defender o pluralismo político e a liberdade de expressão.
Infelizmente, há mais de 20 anos de nossa Constituição Federal, Serra Redonda ainda não vive numa total Democracia. É comum vermos em vésperas eleitoreiras, ações políticas nos mesmos moldes do antigo voto de cabresto (exemplo: candidato que retém o número do título do eleitor que lhe "deve favor", como forma de intimidá-lo e conseguir o seu voto de forma obrigatória).
É bom lembrarmos as perseguições políticas, onde os prefeitos transferem os locais de trabalho de determinados cidadãos apenas por diferenças políticas. Atualmente, acredito que não está acontecendo. Mas aconteceu muito nas últimas gestões.
Existem ainda, coisas comunitárias, que são usados com fins eleitoreiros, aberta não a comunidade, mas a grupos políticos. 
Nos últimos 3 anos, a Judicialização da Política (processos eleitorais) tiveram também grandes reflexos em Serra Redonda: prefeito cassado por atendimento-hospitalar, vereadora cassada por infidelidade partidária e prefeita cassada por suposto 3º mandato consecutivo-indireto. Nesses casos, PARA ALGUNS houve um desrespeito aos eleitores que foram às urnas e elegeram tais políticos: Quem elegeu não foi os eleitores, foi a Justiça! Não vou expor agora minha opinião sobre isso. Cada pessoa pensa como quer.
Gente, vivemos numa cidade democrática por fazer parte de um País Democrático. Isso quer dizer que cada pessoa deve lutar por seus direitos. Cada pessoa deve expor sua opinião (de maneira, legal, é claro). É direito de ir e vir. É o direito de falar. Todos devem ter vez e voz! Enquanto o povo continuar calado, a cidade vai continuar andando feito carangueijo!  Esse Portal é um meio democrático e está aberto a todos. Vamos participar!

Nenhum comentário: